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Faq.s de Publicidade e Promoção de Voos de Balão.

A maioria dos balões quando são construídos já possuem velkron para fixação de faixas para propaganda e publicidade.

Normalmente os balões podem incorporar 4 faixas das seguintes medidas 4 metros de altura por 10 metros de comprimento, mais abaixo na parte cônica do balão também podem ser colocadas faixas de outros patrocinadores no tamanho de 1.40 metro de altura por 3 metros de comprimento, no cesto também podem ser colocados banners de 1m. por 1m.

Balões são aeronaves e como tais não podem incorporar materiais fora das especificações aeronáuticas, bem como temos que respeitar a sua curvatura horizontal e vertical por esses motivos somente os construtores de balão detêm a tecnologia para construção desses produtos para que não interfiram no desempenho do balão.

Normalmente para voos cativos usam-se balões de 1.800 m³ a 2.500 m³ que transportam normalmente de 2 passageiros e 1 piloto, geralmente tem 20 metros de altura por 18 metros de diâmetro.

Para o voo livre com balões estamos sujeitos as regras da aviação civil, atualmente regulamentada pela ANAC que condicionam os espaços aéreos, bem como as zonas de restrição de voo, como proximidades de aeroportos, áreas de treinamento das forças armadas e outros.

Com um espaço de 50x50 metros é suficiente para uma apresentação de voo cativo, lembrando que esse espaço deve estar livre e desimpedido de obstáculos como fios e postes, se o espaço for público há a necessidade de autorização do setor competente e se privado será necessárias a autorização do proprietário.

Não existe um limite normalmente usamos cordas com 50 m de comprimento mas para tanto os ventos devem ser calmos ( menor que 10 km/h) e o espaço deve ser proporcional a altura no mínimo duas vezes a altura, senão o balão sairá de sua área de pouso.

Vários fatores vão influenciar nos custos da hora de apresentação, mas em média R$ 1.400, a hora com um mínimo de 2 horas por dia.

Um balão de 2.500 m³ dependendo da logotipia e a maneira de construção da mesma, em torno de US$ 25,000 com uma duração de aproximadamente 200 horas de voo.

Balões com uso comercial são muito exigidos sendo colocados em lugares pouco aconselháveis como praias, terrenos baldios, com ventos fortes, altas temperaturas e até com um pouco de chuva e em horários inapropriados ocasionando assim um rápido desgaste do tecido.

Se as condições de ventos forem favoráveis o piloto poderá disponibilizar a ascensão de passageiros durante o voo cativo desde que haja condições de segurança no local e seja organizada uma fila para que não haja tumultos.

Normalmente 2 a 4 passageiros por ascensão que durará aproximadamente 1,5 a 2 minutos levando uma m´deia de 80 a 120 passageiros por hora.

Dependendo do tempo que se pretende voar 1 ou 2 passageiros, mas durante o voo livre o piloto tem um compromisso maior com o patrocinador quase sempre tendo que cumprir uma missão, passar sobre um evento ou centro da cidade ao mesmo tempo manter-se afastado de um aeroporto ou local de voo restrito, e executando manobras de descida e subida mais rápidas para aproveitar os ventos favoráveis bem como escolher um local apropriado para decolagem para conseguir seus objetivos, portanto não recomendamos o voo livre com passageiros, salvo nos caso de o voo que somente tenha o objetivo de levar convidados para passear.

Além de ser terminantemente proibido o lançamento de qual quer material do balão, folhetos, pétalas de rosa ou pequenos paraquedas, a sua imagem ficará bastante comprometida por sujar a cidade.

Muitos pilotos sonham em encontrar um patrocinador para custear o seu esporte, mas não se dão conta que o esporte do balonismo e publicidade são coisas muito distintas e da incrível quantidade de trabalho que envolve o desenvolvimento de uma campanha publicitária bem sucedida, e de toda logística que envolve um bom projeto.

Atualizado em: 25-06-18